LOGS, ALERTAS E MONITORAMENTO COM MONOLOG | PHP TIPS #011

Video is ready, Click Here to View ×


Fala dev, seja muito bem-vindo(a) a mais um episódio do #phptips, nele vamos falar sobre logs, alertas e monitoramento automatizado de projetos com o monolog, que além de ser uma ferramenta extremamente importante, também e uma recomendação de projetos do PHP-FIG com a PSR3 Logger Interface.

Com o monolog é possível criar nossa rotina de log em diversas camadas diferentes, passando por console do browser, servidor, e-mail, banco de dados, integrações como slack, telegram, e diversas outras. Aqui nesse php tips vamos ver 4 camadas em rotina automatizada, são elas:

No console: Para acompanhar o processo de desenvolvimento, testar condições, ver objetos armazenados entre outros. É um log de development.

No arquivo: Para rotinas comuns da aplicação, gerar histórico de funções, acompanhar implementações e até mesmo gerar relatório de utilização.

No e-mail: Para implementações que precisam de nossa atenção como erros da aplicação, implementações,…

19 Comments on “LOGS, ALERTAS E MONITORAMENTO COM MONOLOG | PHP TIPS #011”

  1. Não programo em PHP, mexo mais com Node.js, mas adorei a ideia de usar o Telegram como canal para logs de emergência! Com certeza irei aplicar na minha aplicação, que usa o Winston logger!

    Obrigado pela dica! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.